
Os casos de Covid-19 tem crescido na Bahia, sobretudo após os festejos do São João. A aglomeração durante o período e o não uso de máscaras refletem nos resultados.
Amargosa, que é conhecida por realizar uma das maiores festas juninas do Brasil e teve o número da população triplicada na última semana, já acumulou alta de 1.533% nos casos ativos após a festa. Por dia, cerca de 80 mil pessoas participaram da festa.
No dia 3 de junho a cidade tinha três casos ativos e uma busca por 39 testes. Já no dia 24 de junho, 49 pessoas testaram positivo e houve uso de 124 testes. Os dados são do site Correio.
A secretaria de Saúde do município recomenda a volta do uso de máscaras, em transportes coletivos público ou privado. Idosos, imunossuprimidos e gestantes, ainda que vacinados, devem manter o equipamento de proteção.
Cidades como Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Irecê, Senhor do Bonfim, Ibicuí, Jequié e Cachoeira, que também realizaram os festejos e contaram com um grande público, também estão com casos ativos superiores ao período antes das festas.
Jequié teve aumento na taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). No primeiro dia do mês, o número correspondia a 10%, já nesta terça (28) subiu para 80%. A alta nos casos ativos, do início do mês até o período pós-junino, foi de 811%. A cidade tinha apenas 9 pessoas contaminadas e passou a ter 82.
Irecê registrou o aumento de 550% entre os 22 casos dos dias 20 a 21 para os 143 de 22 a 28 de junho. A prefeitura chama atenção que a subida não é de 24h, mas uma evolução semanal.
As cidades de Cachoeira e Santo Antônio de Jesus, não enviaram os dados dos municípios.




