Esportes

Mais que um troféu: em busca de hegemonia regional, Bahia e Ceará iniciam decisão do Nordestão

Final da Copa do Nordeste opõe as melhores equipes da competição. Primeira partida está marcada para este sábado, em Pituaçu

No tabuleiro da Copa do Nordeste, resistiram de pé as duas peças mais poderosas. Bahia e Ceará iniciam a grande decisão da “Lampions League” neste sábado, às 16h (horário de Brasília). O palco da primeira partida é o estádio de Pituaçu. No sábado seguinte, o troféu será erguido por uma das equipes na Arena Castelão.

Os jogos das semifinais deixaram evidente porque chegam à decisão as duas melhores equipes do torneio. Embora tenha se classificado nos pênaltis, com grande atuação do jovem goleiro Matheus Teixeira, o Bahia se impôs sobre o Fortaleza, foi melhor no tempo normal e esteve mais perto do gol. Do outro lado, o Ceará foi eficiente contra o Vitória, abriu 2 a 0 e se valeu da experiência do seu elenco para controlar o jogo no seu ritmo.

São dois adversários que mostraram suas principais armas ao longo da competição. A do Bahia, o setor ofensivo. Com o ataque mais letal do Nordestão, a equipe de Dado Cavalcanti balançou as redes 20 vezes e tem o artilheiro do torneio, Gilberto, com sete gols marcados.

O Ceará tem uma fortaleza quase impenetrável, comandado por Messias e Luiz Otávio, uma dupla de zaga que impõe respeito. Em dez partidas, o time de Guto Ferreira levou apenas três gols, uma média impressionante.

Mas o Bahia tem mostrado uma evolução defensiva notória. Apesar de ter sofrido nove gols no Nordestão, a equipe não foi vazada nas quartas de final, contra o CRB, e na semifinal, contra o Fortaleza, justamente a fase mais difícil da competição. E o ataque do Ceará marcou 19 gols, apenas um a menos que o rival baiano.

A promessa é de um jogo equilibrado.
A final deste sábado é uma narrativa saborosa para quem gosta de futebol. É a reedição da final do ano passado, quando o Vozão venceu o adversário duas vezes e se sagrou campeão do Nordeste.

Alguns anos trás, em 2015, as duas equipes se enfrentaram pela primeira vez na final da Copa do Nordeste e, adivinha? Deu Ceará, com duas vitórias em cima do Bahia.

É a oportunidade perfeita para uma revanche. Ou para concretizar a freguesia.

Os dois títulos da Copa do Nordeste mostram porque o Ceará está no topo do futebol nordestino. Mas não se engane: o Bahia não fica atrás.

De 2015 para cá, esta será a quinta final disputada pelo Tricolor. Nenhum outro clube conseguiu uma marca tão expressiva, embora a equipe só tenha levantado o troféu em 2017, após bater o Sport na final.

A presença constante nas finais mostra que o Bahia chega. Falta se acostumar a ganhar. Além de 2017, o clube conquistou o torneio nos anos de 2001 e 2022, sendo o terceiro maior vencedor da competição – o Vitória tem quatro.

Para tentar ficar com o título, o Bahia vai escalar força máxima. O único desfalque é o goleiro Douglas, que ainda segue o protocolo da Covid-19.

A equipe vai a campo com Matheus Teixeira; Nino, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick, Daniel e Thaciano; Rossi, Rodriguinho e Gilberto.
O jogo
Bahia x Ceará, primeiro jogo da final do Nordestão
Onde: estádio Pituaçu, em Salvador;
Quando: sábado, 1º de maio, às 16h (de Brasília);
Provável escalação: Matheus Teixeira; Nino, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick, Daniel e Thaciano; Rossi, Rodriguinho e Gilberto;
Desfalques: Mateus Claus e João Pedro se recuperam de lesão; Douglas segue o protocolo para Covid-19;
Pendurados: Gilberto, Lucas Fonseca, Matheus Bahia, Nino Paraíba e Patrick;
Arbitragem: Antônio Dib Moraes de Sousa apita o jogo, auxiliado por Rogério de Oliveira Braga e Márcio Iglésias Araújo Silva. O trio é do Piauí. O árbitro de vídeo será Caio Max Augusto Vieira (RN), auxiliado por Tiago Nascimento dos Santos (PE) e Clovis Amaral da Silva (PE).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Desative o bloqueador de anúncios para continuar

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios