Salvador

Live Tour Salvador passeia pela cultura e história de Itapuã nesta terça (15)

Mais uma edição do projeto de fortalecimento do turismo Live Tour Salvador irá ao ar às 16h desta terça-feira (15), dando início aos roteiros ao vivo pela cidade. Sob o comando do apresentador José Raimundo, a primeira visita será ao bairro de Itapuã e os participantes serão o historiador Murilo Mello, o repórter Pablo Vasconcelos e os guias de turismo Pedro Neto, da agência Voyage, e Moisés Pinheiro, da agência Turisbike. A live completa poderá ser conferida no canal Visit Salvador da Bahia, disponível no YouTube, Instagram e Facebook.

Moisés Pinheiro fará um passeio de bike por alguns pontos importantes do bairro, mostrando um pouco por que é tão mágico passar uma tarde em Itapuã. “Os pontos que não podem deixar de ser vistos são a Sereia, o Farol de Itapuã, a Rua da Música (antiga Rua K) com o entorno, onde moraram vários artistas ícones da nossa cultura, a exemplo de Vinícius de Moraes e Juca Chaves. Eu também incluo o Parque das Dunas, que está nas proximidades, é um parque ambiental muito bonito e será uma referência nos próximos anos”, opina Pinheiro.

Ele conta que antes da pandemia o turismo ciclístico era muito requisitado porque, com a bicicleta, as pessoas têm a chance de se envolver com os nativos e sempre ficam surpresas com a receptividade do baiano. “As pessoas que fazem o turisbike sempre comentam: Poxa, que lugar bacana! Que gente boa que é o baiano”, conta.

Guia de turismo há 20 anos, Pinheiro elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Acho que será um ótimo empreendimento para o turismo da cidade. Nós somos o berço do Brasil, o país nasceu na Bahia, e além da história, nós temos muitas coisas boas a oferecer: a comida, o ritmo de música, a dança e o sincretismo religioso são alguns dos itens que para o turista são novos e aguçam a curiosidade”.

História – Já o historiador Murilo Mello, autor do perfil no Instagram @Murilomellohistória, apresentará uma linha do tempo do bairro, iniciando pela etimologia do nome Itapuã e passando por diversos outros fatores marcantes. Nem todos sabem, mas o bairro já foi uma sesmaria e cenário de uma revolta indígena, temas que serão abordados na live.

Mello falará ainda sobre alguns fatores que atraíram moradores para a região, cada um à sua época. Alguns deles foram a pesca de baleia, que fomentou a economia local por um período, e as construções do aeródromo em Santo Amaro de Ipitanga e da Avenida Octávio Mangabeira, facilitando o acesso ao bairro.

Mas o boom de moradias se dá mesmo na década de 1970, com a construção da Avenida Luís Viana Filho (Paralela). Quem assistir à live também terá mais informações sobre a riqueza cultural e religiosa do bairro, com as Ganhadeiras de Itapuã, a igreja, a música e os grupos afro, entre outras manifestações culturais e religiosas.

“Eu achei bastante pertinente e significativa a ação das lives. Eu fiquei feliz com a atitude. A Bahia e o povo de Salvador agradecem essa ação. Além de fomentar o turismo, ela aumenta a autoestima do baiano, porque conhecer melhor o local ao qual você pertence é importante para a autoestima e para o conhecimento, memória e identidade”, declara o historiador.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Desative o bloqueador de anúncios para continuar

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios