ACM Neto diz que políticas governamentais precisam ser de longo prazo
O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, afirmou nesta quarta-feira (14) que as políticas educacionais têm de ter uma visão de longo prazo para realizar as transformações que são fundamentais para o desenvolvimento do Brasil. “Somente com planejamento vamos fazer um trabalho completo nas bases curriculares, aperfeiçoar a gestão e criar programas pedagógicos para melhorar a qualidade de ensino”, afirmou ACM Neto, ao participar do lançamento do Programa Compromisso com a Educação.
O evento, que reuniu mais de 250 prefeitos, vice-prefeitos e secretários de todo o país, celebrou a parceria do Todos pela Educação (organização sem fins lucrativos e sem ligação com partidos políticos) com o Instituto Liberdade e Cidadania, braço de formação política do Democratas.
ACM Neto lembrou que, desde que assumiu a gestão municipal, em janeiro de 2013, sempre tratou a educação como prioridade absoluta. “Um dos meus maiores orgulhos é ter colocado Salvador em primeiro lugar dentre as capitais brasileiras no avesso à pré-escola”.
De acordo com dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de escolarização de crianças em Salvador nessa etapa, que atende a faixa etária de 4 a 5 anos, aumentou de 96,2%, em 2016, para 98,8% em 2019.
“É bom lembrar que, quando tomei posse, Salvador ocupava uma das últimas posições no Brasil em educação. Esse é um prêmio que coroou todo um trabalho e um grande esforço que foi feito pela Prefeitura para melhorar a qualidade e ampliar o acesso das nossas crianças à educação”, pontuou ACM Neto.
Aos participantes do evento, ACM Neto recomendou que os gestores municipais precisam planejar a educação logo após a posse. “O primeiro ano da gestão é o momento para fazer todo o planejamento de trabalho. É evidente que os frutos não são imediatos, mas é preciso organizar todo o sistema alcançar os objetivos e colher os resultados.”
Além de ACM Neto, também participaram do encontro o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o presidente do Instituto Liberdade e Cidadania e ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde), a prefeita de Bezerros (PE), Lucielle Laurentino, a presidente-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz, e o líder de Relações Governamentais do Todos pela Educação, Lucas Hoogerbrugge.